Pages Navigation Menu

Dicas, truques e técnicas culinárias pra você se virar na cozinha

AdSense

Como provar café como um profissional

Como provar café como um profissional

Quem me conhece, sabe. Café é o meu vício. Adoro e quase não consigo passar um dia sem beber café. Eu até acho que ele ajudou a mudar o mundo. Então, como uma desculpa para beber mais café, resolvi aprender a provar café como um verdadeiro profissional.

Experimentar café de forma profissional é uma ótima forma de avaliar os sabores do café. É quando você percebe o equilíbrio entre a acidez, os aromas, o corpo e a riqueza do café. Para produtores, esse processo ajuda a avaliar o grau certo de torrefação do grão.

Em casa, você pode usar esse processo para descobrir o seu café preferido. No meu caso, usei duas marcas diferentes: o Pilão extra-forte e um café da Starbucks. Quis saber qual se sairia melhor. Eu não vou dar minha opinião neste post. Quero que você tire suas próprias conclusões.

1. Prepare os grãos

Grãos de café moídosSe você tiver um moedor de café em casa, vai poder moer os grãos na hora e tirar melhor proveito dos óleos aromáticos. Senão, você pode usar o pó já moído ou pedir ao seu fornecedor para moer na hora para você.

Use uma moagem mais fina que a da prensa francesa, mas mais grossa do que para o filtro de papel. Deposite 10 g de café no fundo de um copo. Essa é a primeira avaliação.

Repare como o copo da direita (Starbucks) é mais escuro que o da esquerda (Pilão). Perceba os aromas de cada grão.

2. Acrescente água

crosta de caféJunte 175 ml de água quente, mas não fervendo em cada copo. Deixe descansar por 5 minutos, até que forme uma crosta (também chamada de floração) na superfície.

Avalie os aromas. Chegue o nariz perto da borda e sinta o cheiro. Quebre a crosta com as costas da colher e deixe os cheiros se misturarem com o ar.

Inspire com a boca aberta. Desse jeito, vai aumentar o impacto sensorial. Quer dizer, vai sentir mais os aromas do café.

Perceba o que sentiu: amendoado, cítrico, chocolate, floral, frutoso? Todos esses aromas costumam ser associados ao café. Raramente o amargo é associado ao aroma de um bom café.

3. Provando o café

Quebrando a crostaFinalmente, chega a hora da verdade. Você vai realmente provar e beber o café. Vá com calma.

Remova a crosta com a colher. Descarte-a e cheire de novo. O café deve ter esfriado e ganhou outros aromas. Certo?

Deixe descansar por mais 7 a 8 minutos. Depois, sugue o café da colher, fazendo barulho. Esse barulho faz com que o ar se misture ao líquido, volatilizando. Os sabores ficam mais distintos desse jeito.

Agora, você já pode começar a avaliar o seu café favorito. Como sempre, quanto mais você treinar, melhor você fica. Então, compre marcas diferentes e repita a operação. Se puder, repita com mais de um café ao mesmo tempo. Você vai se surpreender como duas marcas podem ser tão diferentes.

O que achou?

Ocioso

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Adsense
%d blogueiros gostam disto: