Pages Navigation Menu

Dicas, truques e técnicas culinárias pra você se virar na cozinha

AdSense

Pelas Ruas do Brasil e Show de Chocolate

Pelas Ruas do Brasil e Show de Chocolate

Ontem, o dia foi agitado. Logo pela manhã, eu aproveitei para beliscar um prato típico da região amazônica: o peixe com farofa d’água, preparado pela eco-chef Teresa Corção. Agora, imagina só. Se a aula dela já foi boa, a comida foi deliciosa. Esse prato faz parte de um dos programas do Rio Gastronomia chamado de Pelas Ruas do Brasil. A cada dia, um eco-chef do Instituto Maniva faz um prato típico de uma região do Brasil.

Eles vão espalhar “barraquinhas” pela cidade, em diversos pontos, para levar um pouco do gosto de cada bioma ao carioca. O peixe usado foi pescada amarela e a farofa d’água estava deliciosa e um tanto úmida (pode parecer estranho, mas eu prefiro assim). Hoje, o tema é Caatinga. Mal posso esperar para pegar meu prato, às 11h. É preciso correr, pois são apenas 120 pratos por quiosque, vendidos entre 11h e 15h.

Conhecendo cacau e chocolate

Samantha Aquim no caminhãoDepois de me refestelar com o pratinho em Copacabana, rumei para a Praça General Osório, para aprender sobre chocolate. Como a Samantha Aquim provavelmente nunca vai ler esse post, eu posso dizer: acho que fui vítima de propaganda enganosa. Para minha própria sorte! A aula prometia ser de mousse de chocolate e biscoito de chocolate. Foi muito mais. Muito, muito mais…

É raro encontrar alguém realmente disposto a mudar o mundo. Dona do Chocolate Q, ela defende e com razão que não se conhece chocolate de verdade. Os produtores de cacau vendem seus frutos a peso e portanto, colocam o máximo de frutas numa caçamba, sem se importar com a qualidade. Os produtores de chocolate, que já compraram o fruto, vão querer tirar máximo proveito dele. Daí, a gente encontrar tantos aromatizantes e outros produtos quando lê o rótulo de uma barra de chocolate.

Mousse de chocolate da Samantha Aquim Rio GastronomiaEntretanto, talvez o aspecto mais dramático dessa má relação entre produtores e consumidores tenha sido a confirmação de um rumor antigo em março deste ano. O jornal Valor publicou a notícia de que um cadáver chegou dentro de um carregamento de cacau vindo da África. Pelo que se diz, não é a primeira vez que isso acontece. E ela soltou a pergunta: será que aquele cacau, em que foi encontrado o corpo, foi descartado?

O gosto do chocolate também precisa mudar. Afinal, são apenas 3 ingredientes e, quanto mais se acrescentam produtos, mais o gosto muda. Daí que temos a adição de aroma artificial de baunilha. Sério: precisa? Para fazer uma mousse como essa aí do lado, quanto mais puro o chocolate, melhor, não é mesmo?

Ah! E de quebra, ainda apareci no site do Rio Gastronomia. Com direito a foto e comentário. Quer ver?

O que achou?

Ocioso

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Adsense
%d blogueiros gostam disto: