Pages Navigation Menu

Dicas, truques e técnicas culinárias pra você se virar na cozinha

AdSense

Bolinhos de bacalhau

Bolinhos de bacalhau

Uma das delícias que minha família portuguesa prepara todo natal é o bolinho de bacalhau. Para mim, sempre foi algo mágico e complicado de fazer. Confesso que é um pouco triste ver a mágica se desfazer, mas é assim que se aprendem as técnicas culinárias do Cordon Bleu. A verdade é que fazer bolinhos de bacalhau é algo muito simples e pode ser uma ótima ideia para o Natal. Veja como é simples.

Primeiro, dessalgue o bacalhau de véspera, como eu indiquei neste post. Depois, faça um purê de batatas. Aprendi que a melhor forma de fazer isso é cozinhar bem as batatas, para que fiquem bem moles e passá-las numa peneira fina. O purê fica leve e arejado, quase como um coulis. Reserve.

Desfie o bacalhau numa vasilha, com a ajuda de dois garfos. Junte a mesma quantidade de peixe e batata. Misture o purê e ovo suficiente para dar liga, usando uma espátula. Junte salsinha picada e temperos (experimente sementes de coentro ou pimenta da Jamaica triturados!) e misture bem.

Com a mistura façaa bolinhas e achate um pouco. É bom fazer uma pressão um pouco mais forte. Eu não fiz e o bolinho desmanchava na mão e não na boca. Cubra com migalhas de pão seco, ou farinha de rosca e leve à geladeira por meia hora, para descansar. Frite em óleo quente por 5-6 minutos de cada lado ou até dourarem.

Viu? Não há nenhum mistério, nenhum segredo. Admito que eu gostava antes, quando simplesmente não entendia como essas bolinhas eram feitas.

Se você quiser rebuscar, pode usar outros peixes e até mesmo uma mistura de peixe fresco e defumado, como salmão. O que vale é testar e provar.

Sem comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Comprado ou feito em casa? | Comer com Pedro - [...] culinárias do Cordon Bleu, eu me vejo tendo que fazer em casa algumas receitas inusitadas, como massa folhada, massa …

O que achou?

Ocioso

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Adsense
%d blogueiros gostam disto: