Pages Navigation Menu

Dicas, truques e técnicas culinárias pra você se virar na cozinha

AdSense

Ingrediente mágico: baunilha

Dias atrás, falei dos benefícios à saúde da canela. Hoje, temos outro ingrediente para comentar: a baunilha. Em todas as suas variações (fava, extrato, essência…), a baunilha está em tantas receitas que a gente até esquece o sabor profundo e intenso que ela tem. Eu adoro baunilha e no fim de semana que passou pude ver em primeira mão a diferença que ela faz num cheesecake que estava insosso. O aroma é bastante rico. Hoje, quero dar alguns exemplos de como a baunilha pode ser usada na sua cozinha e de que formas ela pode ser encontrada.

Fava de baunilha: as favas inteiras são macias e flexíveis, como sinal de que estão frescas. Faça um corte longitudinal com uma faca e, usando a parte de trás dela, raspe as sementes. Fica bem em caldas, cremes e tortas. É um tanto cara, mas pode ser reutilizada várias vezes.

Extrato de baunilha: No Brasil, ele é um pouco difícil de achar. A gente encontra a essência com muito mais facilidade, mas ela tem gosto de produto químico. O extrato é mais denso, a partir de favas cortadas e misturadas em álcool e água. Isso deve maturar por um tempo. Fica bastante saboroso e é mais natural.

Açúcar de baunilha: Entre um uso e outro da fava de baunilha, você pode colocá-la num vidro fechado de açúcar (comum ou de confeiteiro). Ele vai ganhar o aroma rico da fava. Substitua a fava uma vez por ano. Você pode substituir o açúcar comum de suas receitas por esse aqui. Uma colhar de sopa desse açúcar equivale ao poder aromatizante de 1/4 de colher de chá de extrato de baunilha.

Meus agradecimentos ao pessoal da Williams-Sonoma pela inspiração para este post.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ocioso

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Adsense