Pages Navigation Menu

Dicas, truques e técnicas culinárias pra você se virar na cozinha

AdSense

Como fazer flocos de espinafre

Você acha que espinafre é saudável demais para você? Não curte aquela ideia de parecer o Popeye e se sentir forte, depois de comer uma lata deles? Aliás, quem diabos inventou de enlatar espinafres?! Bem, eu me deparei com outra forma bastante criativa de conservar essa folha rica em fibras. Experimente misturar aos cogumelos com um pouco de noz moscada. Depois, é só me ligar e agradecer.

Você pode usar essa receita em sopas, saladas, arroz, risoto ou o que imaginar. Até mesmo doces! Trata-se de espinafre seco e picado, só isso. O mais bacana é que sua receita passa a ficar mais saudável sem parecer saudável. Espinafre é uma ótima fonte de fibras e vitamina C, além de conter Ômega-3.

O único problema é que, como qualquer folha, ele é sensível e não dura muito tempo na geladeira. Se sua família é pequena, as sobras da feira podem estragar logo. É preciso encontrar uma forma de conservar. A melhor forma de conservar folhas é desidratando. É exatamente o que vamos fazer. O bacana é que fazendo isso, você deixa de ter uma folha de salada e passa a ter um tempero.

Se você mora em um lugar seco e de bastante sol, precisa apenas pendurar de cabeça para baixo e deixar secar, num lugar fresco, seco e arejado (longe da chuva!). O importante de deixar de cabeça para baixo é fazer com que a seiva vá para as folhas e não para o caule. Isso concentra o sabor da verdura (e vale para qualquer tempero que você tiver).

Se você mora numa cidade úmida como o Rio de Janeiro ou se hoje estiver chovendo, não se 20121022-200859.jpgacanhe. Vou ensinar a fazer um desidratador em casa. É uma tecnologia muito avançada…

Disponha as folhas de espinafre numa assadeira. Acenda a luz do forno, sem chama nenhuma, e deixe as folhas lá dentro a noite inteira. Essa lâmpada deve gerar um calor de uns 35-40 °C. É o suficiente para desidratar nossas folhas tão sensíveis. Quando retirar, elas devem estar com a aparência da foto aí do lado.

Agora, basta passar essas folhas no processador de alimentos. Você terá seus flocos de espinafre. Se quiser, pode ir além e fazer um pó. Para isso, precisará passar num moedor de café. Ah, bem que eu queria ter um moedor de café na minha casa. Ia acabar bolando mil e uma aplicações para esse pó, que tem um sabor marcante e surpreendente. As receitas iam mudar completamente.

Sem comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Risoto de cogumelos com flocos de espinafre | Comer com Pedro - [...] Sirva o risotto nos pratos, guarnecendo com os cogumelos que saíram do forno, um fio de azeite e mais …
  2. Risoto de cogumelos com flocos de espinafre | Comer com Pedro - [...] Sirva o risotto nos pratos, guarnecendo com os cogumelos que saíram do forno, um fio de azeite e mais …
  3. Top 5 alimentos saudáveis no mundo | Comer com pedro - [...] barato. Das várias receitas que eu já expliquei aqui, uma das minhas favoritas são os flocos de espinafre. São …
  4. Desidratando para preservar | Comer com pedro - […] Desse jeito, você pode comprar um produto desses no seu melhor momento e preservá-lo, até o momento em que …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ocioso

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Adsense